Alimentação saudavel

27/01/2012 20:46

Práticas sobre alimentação saudável são determinantes para ter qualidade de vida

Todos os alimentos, antes de serem consumidos, devem passar por processos que os tornem aproveitáveis pelo organismo, sem causar transtorno à saúde pelo manuseio impróprio

Publicado em: 07/09/2010


 
 
Tamanho da letra Diminuir Aumentar

Nos dias de hoje, a alimentação ocupa um lugar de destaque na determinação da qualidade de vida das pessoas, uma vez que deixou de ser simplesmente uma necessidade orgânica; agora é uma necessidade social.

É preciso tomar cuidados básicos para que os alimentos atuem como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças.

As diferentes atividades que o organismo exerce dependem do alimento ingerido, em termos de qualidade e quantidade, ou seja, cada função do corpo humano tem uma relação com os constituintes dos alimentos que são os chamados nutrientes. No entanto, para que o organismo funcione de forma satisfatória devem ser tomados cuidados básicos, para que os alimentos atuem como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças.

Quando você for comprar um alimento, é importante estar atento a todas as suas características, para que se tenha certeza de que, após o preparo, estará consumindo um alimento saudável, nutritivo e seguro.  Para serem consumidos, todos os alimentos devem passar por processos que os tornem aproveitáveis pelo organismo, sem causar qualquer transtorno à saúde pelo manuseio inadequado. As fontes de contaminação dos alimentos podem ser variadas, como água, solo, condições de higiene precárias, tanto do local de armazenamento, como dos manipuladores de alimentos.

Os problemas de saúde causados pela dieta alimentar podem não estar associados ao que se come, mas à forma como os alimentos são preparados. Além das boas práticas higiênicas, que devem ser cuidadosamente observadas durante o preparo, a fim de evitar a contaminação e o desenvolvimento de doenças, existem outros fatores que devem ser observados, com o objetivo de diminuir as perdas nutricionais dos alimentos.

A melhor maneira é se guiar pela pirâmide da boa alimentação, a qual possui todos os alimentos básicos.

A alimentação saudável e balanceada tem três qualidades essenciais: variedade, moderação e equilíbrio. Ela deve conter alimentos variados em quantidade e qualidade, para melhor manutenção e absorção dos nutrientes no organismo.

Os alimentos contendo os nutrientes indispensáveis são denominados "alimentos básicos", ou fundamentais, e se dividem em cinco grupos segundo a sua composição e função. Os representantes de cada um desses alimentos devem constar obrigatoriamente no regime alimentar diário.

Com moderação, qualquer alimento pode encaixar-se em um padrão que provê boa saúde; porém, é preciso fazer o equilíbrio entre os alimentos a serem consumidos. A melhor maneira é se guiar pela pirâmide da boa alimentação, a qual possui todos os alimentos básicos.

O ideal para uma boa saúde é fracionar a alimentação diária em três a quatro refeições, e incluir, em cada uma delas, alimentos dos três grupos principais. A gordura, o açúcar e o óleo já estão contidos naturalmente em alguns alimentos como, por exemplo, as frutas, que possuem o açúcar e a gordura. Dessa forma, deve-se evitar adicionar esses nutrientes nos alimentos já preparados, sendo a melhor maneira de se ter uma alimentação saudável.

Com o objetivo de disponibilizar os conhecimentos para uma boa alimentação, abordando assuntos desde a compra até a ingestão de alimentos saudáveis, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Alimentação Saudável: Como Comprar, Armazenar e Preparar Alimentos”, no qual você receberá informações da nutricionista e mestre em nutrição humana Céphora Maria Sabarense, do Departamento de Nutrição e Saúde, da Universidade Federal de Viçosa.

O ideal para uma boa saúde é fracionar a alimentação diária em três a quatro refeições.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A limpeza dos alimentos é de suma importância para que possam conservar os seus nutrientes e, principalmente, para garantir às pessoas uma alimentação saudável e uma saúde de qualidade. Todos os alimentos, tanto os perecíveis como os não-perecíveis, após serem comprados, devem ser muito bem higienizados. O correto armazenamento dos produtos alimentícios também é de grande importância; caso contrário, esses apodrecerão e se tornarão impróprios para o consumo.